terça-feira, 22 de julho de 2008

A visita a Shaoxing

De facto estava cheio de vontade de ir visitar a cidade, agora que finalmente tinha um fim-de-semana cá na terrinha. Mas claro, o São Pedro trocou-me as voltas e esteve um dia de chuva, e quase nem fez muitooooo calor.

Depois de ter estado a lavar roupa, fui almoçar à Pizza hut, com parte do povo expatriado ainda com esperança da tal visita pelos canais Shaoxinguenses.... A pizza hut não tem lasanha, apenas umas pizzas e umas massas ( aliás, esparguetes....) de aspecto pouco recomendável. No entanto tem uma minestrone e um pão de alho muito apetecível. Apesar de serem as minha refeições mais caras desde que cheguei à China, vale a pena lá ir.

Como o S. Pedro não ajudava, e cada vez chuvia mais, fomos comprar DVDs. Bem, a loja é qualquer coisa de fantástico, tipicamente chinesa, pouco limpa e de aspecto duvidoso, onde só existem dvds chineses e alguns cds estrangeiros, muitos deles completamente desactualizados. 

Eu já dizia mal à minha vida, para ouvir gajos a falar chinês e a ver fazerem cenas tristes posso perfeitamente ir para a rua, não preciso de gastar dinheiro em dvds. Mas afinal nós estávamos ali, a fazer um compasso de espera, porque um estava a ver uma treta qualquer.

Atravessámos a loja toda, passamos por uma pseudo-cozinha onde estavam a cozer couves, e fomos entrar numa sala toda fechada, com uns quantos milhares de dvds, obviamente piratas, não tivéssemos nós na china. 

Existem filmes da actualidade, como " O Sexo e a Cidade", mas depois existem pérolas como " Casablanca", " Cleopatra" de Liz Taylor, "  O tubarão" entre outros...

Acabei por comprar uns 15 dvds, e sim senhores da ASAE comprei dvds piratas. Eu até nem sou dessas coisas, mas caso não saibam não há originais em Shaoxing. Além disso estou fora da vossa jurisdição, pelo que até nos restaurantes fumo charuto. 

Paguei 12€ por isto tudo, mas estou em crer que fui roubado.... É nestas alturas que gostava de ter os olhos em bico!

Claro que com a chuva que estava  e com o stock recém adquirido passei o resto da tarde a ver filmes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo,

Confirma-se: foste roubado!!!
A minha irmã comprava os DVD's mais recentes a 50 cêntimos e os outros mais baratos... o PIB de shaxing vai disparar graças a ti! No próximo ano novo até vai haver dragões com a tua cara

bj

sofia

Jovem Herói de Shaoxing disse...

Eu sei, tenho a plena noção disso.
O problema é que não há mais lojas, afinal isto só tem 4 milhões de habitantes...
Mas numa próxima digressão a outra terrinha vou procurar e negociar.