domingo, 13 de julho de 2008

Um fim de semana de trade

Estes dias têm sido fantásticos, embora haja muito trabalho e por isso tenha "abandonado" os meus "novos amigos", o facto de estar com portugueses, que pensam da mesma maneira, conhecem as mesmas realidades, é algo que nos faz quase sentir em casa. 

Na sexta-feira à tarde reunimos, tínhamos a agenda para ultimar, e problemas pendentes para resolver. Isto estendeu-se antes, durante e depois do jantar. 

Sábado o pequeno-almoço começou às 9h para preparar a reunião que íamos ter de seguida. A coisa não correu mal, mas estamos à espera de preços. ( Como devem compreender, não vos vou revelar o âmbito dos negócios. Apenas posso assegurar que são lícitos...).

Depois de uma breve visita à empresa, para ver a bela asneira em que o chão ficou, fomos almoçar para regressarmos à tarde. Tínhamos um problema com a máquina, que não tinha sido resolvido até então.

Depois de umas horas, umas quantas experiências e umas adaptações à portuguesa, conseguimos voltar a por a máquina operacional, sem limites de velocidade. E andaram 2 chineses durante uma semana a olhar para aquilo, e nada...
 
Domingo, novo pequeno-almoço às 9h no hotel. Achei que não haver pão pelo segundo dia consecutivo era um abuso e claro, em português disse-lhes: " Vai comprar ao Txálefou, mexe-te".  Pois bem, uns 10 minutos depois, aparece o tipo com o pãozinho....  Haja quem mande!!!

A meio da manhã e até ao final de almoço tivemos mais uma reunião de trade. O tipo da reunião de ontem já tinha umas coisas ocidentais, mas o de hoje deixou-me perplexo. Além de um bom inglês ( comum aos dois) este último tinha uma visão, e uma capacidade ver as coisas que o chinês comum não tem. Daí que apesar de ter apenas 29 anos, tenha um verdadeiro império!

Fez uma análise social à geração chinesa entre os 18-26 anos, muito interessante e que eu já suspeitava. Na sua maioria, são uns inúteis da sociedade, que não sabem e, também não querem, trabalhar. Estou convencido que será um problema, que senão for ultrapassado trará muitos problemas à economia e ao país. Mas fiquei contente com uma coisa, ele também se queixa que não consegue arranjar pessoal competente, e disposto a trabalhar fora do centro da cidade. 

Depois de almoço viemos para Hangzhou, o pouco turismo que fizemos valeu a pena. Esta cidade é diferente, é bonita, tem um lago gigante, mas muito giro. 

Voltarei cá em breve...
 

1 comentário:

Dinis disse...

e um McDog? já comeste :D

boa sorte por aí man!