terça-feira, 15 de julho de 2008

Mais uma aulinha de inglês. Ontem como estava fora baldei-me, mas hoje fui cumprir o meu dever. Umas apresentações de países, baseada em carros, onde os chinocas ficaram a conhecer Portugal, como o país do UMM... Pois é o único carro verdadeiramente português. Depois disto ainda houve tempo para jogar à forca, o que percebi ser uma boa forma de passar o tempo. 45 minutos depois estava na hora de voltar para a empresa.

Para começar, reunião com o contabilista. 
Simplesmente temos a contabilidade atrasada 3 meses, qualquer coisa normal, para uma empresa com poucos movimentos. Mas também, um gajo que só fala Shaoxinguês ( ou shaoxinguense, ou qualquer coisa parecida) e que tem umas unhacas de fazer inveja à águia Victória ( esse belo símbolo daquele ainda mais belo clube que vai à Champions dos matraquilhos), de facto não se pode pedir muito.
Entre várias coisas fiquei a saber que os encargos da segurança social para a empresa são superiores a 25%.

Quinta-feira faço-lhe um ultimato, ou ele aprende a falar inglês ( nem mandarim, quanto mais inglês), começa a fazer tudo a tempo e horas e corta as unhacas, ou então ter de ser ir embora. 

Na produção a coisa também não é fácil, com um tipo que não fala inglês. Mas é atinadinho, além disso falo em Português e o gajo chega lá... Agora tenho de começar a contabilizar tempos e depois custos de produção.

Quanto ao GM, ontem tive a conversa mais interessante de toda a minha vida. Através do tradutor do yahoo, escrevi 5 vezes em frases curtas e simples o que queria, e aquela anta não percebeu patavina. Teve de ir a Yonnie traduzir. Já deixei de falar inglês com ele, agora é só português, o gajo não entende e não...
Entretanto arranjei uns mapas para ele fazer, sempre faz alguma coisa e não chateia o resto da malta. 

Depois de almoço fui ao banco. Tive mais uma daquelas conversas altamente improdutivas, sempre com a tradução da Yonnie, e que saí de lá a perguntar-me " Com um sistema financeiro tão arcaico, como é que os bancos podem ter a dimensão que têm???" 

Não sei se sabem mas o banco onde tenho conta é o maior banco do mundo, e no top 5 existem 3 bancos chineses e um inglês que tem toda a sua actividade na china. Como é que um sector tão pouco avançado pode ser ao mesmo tempo líder mundial?

Só para terem noção, vou apenas contar-vos duas das peripécias que me aconteceram. Primeiro vou para levantar dinheiro, com o belo sistema do carimbo, quando tenho tudo pronto a senhora diz " ah, pois mas agora só amanhã.  É que entretanto fecharam o balcão onde entregam o dinheiro....", mas depois disse " ahh, para sair não pode ser por alí ( leia-se o sítio por onde entrei) porque já está fechado."

Pois bem, tive de passar por cima do balcão de atendimento, atravessei toda a área de atendimento ( pelo interior) e depois saí pelas traseiras. Algo que fazemos todos os dias num banco ocidental. É assim é que eles são os maiores do mundo. Aprendam senhores Banqueiros!!!!

Como estava a ser um dia em cheio, com imensas experiências e não havia taxis resolvemos experimentar uma coisa nova. Uma daquelas bicicletas, com um chinoca a puxar-nos. Não é mau, mas é lento e não tem kōngtiáo.

A noite terminou com um jantar com um tipo da nomenclatura, um simples alferes, mas útil para chegar aos coronéis.


Sem comentários: