segunda-feira, 30 de junho de 2008

Hoje senti-me em Portugal....

De manhã fui ao banco, preciso de abrir uma conta bancária cá porque estou farto de ser assaltado, ( não tem aspas, é mesmo assaltado) pelos bancos portugueses sempre que faço um transacção com um dos meus cartões ( seja débito, seja crédito, seja levantamento...). Já tentei tudo, bancos diferentes, cartões de débito, visa, amex, tudo... No final acabo por ser sempre roubado. 

Como tinha sido bem tratado no ICBC - Industrial and Commerce Bank of China, e também fica ao lado de casa fui até lá. Comecei por preencher um formulário, tal como em qualquer instituição financeira de Portugal, mas aqui sem ter de enumerar todos os meus animais domésticos e sem justificar o numero de pessoas com que já dormi. Claro que o que parecia simples não podia ser assim tão simples. Apesar de só preencher 6 campos, e sempre seguindo as instruções deles, tive de preencher 4 formulários. Tive não, que a partir do segundo expliquei-lhes umas certas diferenças e só voltava lá para conferir tudo e assinar.

Senti-me um verdadeiro português, pela primeira vez ia ao banco, e passadas duas horas quando saí, não fazia a mínima ideia do que tinha feito.

Ainda tive de fazer um depósito de 10 cêntimos de Euro para abrir a conta e paguei 1,5 euros pelo cartão de débito. Lamento meus amigos da caixa alemã, mas acabaram de perder um cliente.... :)

Já na posse do meu cartão de débito fui à esquadra tratar do meu visto. Mais um lugar eficiente, com imensa gente a trabalhar a expressão oral, mas escrever que é bom nada....
Depois de mais uma hora, obrigaram-me a pagar 5 euros por não me ter apresentado nas primeiras 24h. Gatunos!!!!!! 

Antes de almoço tive ainda tempo de ir ao escritório do nosso hoster, a única semelhança que encontro com aquilo é a minha casa antes da limpeza, com a agravante do escritório ser medonho. Felizmente foi pouco demorado, mas inesquecível e traumatizante. 

Ou seja, uma manhã perdida entre repartições e inutilidades afins. Fui almoçar ao restaurante turco, de facto não é um grande restaurante turco, mas ali sinto-me quase em casa...

Na parte da tarde começou o trabalho a sério :( Conferir uma encomenda de embalagens, da qual eu não fazia ideia sequer que existia, quanto mais das condições negociadas. Lá tive de procurar defeitos e afins  e depois de umas horas de negociação consegui um desconto financeiro de 30%. Acho que não foi mau...

Depois disso, e com uns quanto stresses dos sites à mistura ( os eternos sites...) comecei a minha parte de finanças. Afinal sou o CFO da empresa e ainda não tinha iniciado funções. Depois de contabilizar o dinheiro chegou a altura de perceber o funcionamento e alterar os códigos dos cofres. ( Não se ponham com ideias, é política da empresa ter a caixa quase a zero. Se quiserem dar o golpe terão mesmo de ir ao Banco da Construção...)

Agora que penso nisso, deve ser muito chato ser ladrão na China. As notas maiores que há são de 10 euros. Um tipo tem de roubar dois contentores cheios de dinheiro para ir um fim-de-semana de férias :)

Agora à noite fui socializar com o meu vizinho turco até ao Starbucks. Entretanto apareceu um casal turco. Isto começa a compor-se!!!!!!!

Sem comentários: