segunda-feira, 23 de junho de 2008

Primeiro dia de trabalho


Depois de um pequeno-almoço de torradas, (sim porque o resto não me conseguem enganar, nem mesmo quando ainda estou a dormir) lá fomos de taxi para a empresa. 
Claro que pelo caminho tivemos o nosso 79360603650863º "quase-acidente". É impressionante, quando penso que vamos bater, aparece MAIS uma bicicleta de outro lado qualquer e mesmo assim nunca batemos em ninguém, estou a ficar frustado. 

Chegados ao parque industrial que emprega cerca de 1000 pessoas fui conhecer as nossas instalações e as pessoas. 
O Mr. Yau, General Manager, que não fala puto de inglês mostrou-me as instalações ao pormenor, deu-me as chaves de empresa, limpou-me os 10 cms de pó da secretária e aí comecei a trabalhar.

Tive a feliz ideia de ir tirar umas fotocópias quando tive uma visita inesperada, o Ratatoi.... Sim, um pequenino roedor que saiu da fotocopiadora, sem antes deixar a sua marca lá dentro. Coisas normais de uma fábrica, a que estou habituado.... ( Quer dizer, na fotocopiadora não) Está bem visto o quão simpáticos os nossos amigos chineses são, até os ratos vêm no primeiro dia dar as boas-vindas. Fiquei sensibilizado :)

As 11h fomos almoçar. Sim, às onze! E aqui sim o momento áureo do dia.
O parque tem uma cantina, dividida em duas partes: os operários e os chefes. Coisas que não existiriam se a China fosse um país comunista, como não é fazem-se estas divisões fascistas. 

Pelo caminho íamos sendo levados num arrastão. Eram alguns dos trabalhadores das outras fábricas, alguns ( assim na loucura) já deveriam ter uns 15 anos, todos de malga e caneca metálica em punho, que se dirigiam para o refeitório.  Parecia quase uma manifestação da CGTP.

Chegados ao nosso refeitório, o suposto "bom restaurante" não era mais que um conjunto de mesas e cadeiras muito mal amanhadas, com um guichet para a cozinha e uma mesa ao fundo com um alguidar gigante de "arroz branco".  ( Gigante quer dizer um metro de diâmetro)

Dentro do guichet está uma senhora que, sem sucesso, tenta afastar as moscas do nosso suposto almoço.  Uns pratinhos de frango meio cru, cheio de ossos, e depois mais uma série de pratinhos com coisas que não consegui ( e também não fiz muito esforço para) perceber. Havia algo, parecido com vagens de ervilhas mas mais pequenas, em que se comia a "ervilha" e cuspia a vagem. Sim, cuspia!!!! Tudo o que não seja comestível é cuspido para a mesa ( sim, aquela mesma onde eu estava a comer) mas não se preocupem, alguém depois há-de limpar. 
De facto, comer frango escanzelado, de pauzinho não é das coisas mais fáceis. Mas daí a meter os pedaços de frango na boca e cuspir os ossos....

Fiquei igualmente fascinado com a forma como eles sorvem os pedaços de arroz. Posso garantir-vos que nem o nisfisk GWD 320 consegue aspirar tão bem...

Depois deste breve relato, onde muito foi poupado, estou certo que ficaram todos cheios de apetite e com vontade de ir almoçar...

Resta dizer que comecei os preparativos para as entrevistas, mas o Andy não conseguiu falar com a menina do peluche, o que a avaliar pelo seu CV iria certamente dar páginas e páginas deste blogue. 






3 comentários:

Anónimo disse...

vê lá se a menina de peluche se transforma de repente em dicionário...

Shau, mr. Xing

Sofia

Jovem Herói de Shaoxing disse...

Não te preocupes com isso, só funciono com dicionários portugueses. E o meu está a 10.500 kms....

tati disse...

lol opahhh muitaa bommm :) eh que eu anseio por estes posts magnificos todos os dias.... :) svxjom