domingo, 22 de junho de 2008

A Viagem

Depois de uma saída bem cedo da Figueira fui até Lisboa onde me encontrei com o meu passaporte e visto no Consulado da China. Coisa rápida e simples, pela qual muitos temiam o pior. 
Depois de resolver umas coisinhas a caminho do aeroporto, lá cheguei, de malas e bagagens pronto para a viagem. Surgiu a primeira dificuldade, as despedidas!!!!
Ultrapassado este momento sentimentalista, estava na hora de ir procurar a minha companheira de viagem, a Teresa.... ( Que veio a provar-se ser a nova Maria João, sem consequências de maior)

Stress com excesso de bagagem, nada de novo, mas a viagem até Munique foi pacífica, bem como a escala...

Nova viagem, novo avião.
Desta vez, nada pacífico. Durante as 9h45m de voo, deu para fazer quase de tudo. Ler, dormir, comer, ouvir musica árabe, musica pop, musica clássica, esgotar os desenhos animados Walt Disney, ver o filme da Édith Piaf, voltar a ouvir musica,  voltar a comer, voltar a dormir, voltar a dormir, voltar a ouvir musica etc...

10 horas depois, chegada a Pequim ( finalmente....). Toca a recolher as malas e mais uma separação. A Teresa ficava por aqueles lados, enquanto eu ia para Hangzhou.
Tudo parecia fácil e normal, mas não. O Check-in só podia ser feito 2h antes do voo, pelo que 6 das 8 horas de espera foram feitas no terminal de voos internos. Para os que passaram por lá, o terminal interno de Antalya parece o Ritz comparado com este. Pelo menos, esse estava vazio e sem confusões. 
Fiquei logo a saber que viajar ao fim-de-semana não é grande ideia, dada a quantidade de nativos vindos das profundezas que aparecem só Deus Sabe de onde. Aí, além do sono que tinha, fiquei nostálgico lembrou-me logo a Figueira, com os Coimbrinhas que todos os fins-de-semana vêem rio abaixo só para verem o mar. 

Como o sofrimento de 6h na sala de espera da "carris marrocos", com o seu cheiro agonizante a noodles ainda não era suficiente, uma vez mais tive problemas com o excesso de bagagem. Desta vez não me safei, e tive mesmo de pagar os 6kgs em excesso. Ainda tentei explicar que aquilo era roupa para 9 meses, que era jovem, estudante, blábláblá, mas tive mesmo de pagar 10 euros. 

Nesta altura já eu estava feliz e contente, farto de ensinar palavras novas aos amigos chineses ( para facilitar começavam todas por c..., f.... , p.....) quando detectam que na minha mochila havia um isqueiro. Nova tourada....

Lá expliquei que não sabia das regras, que retirava o gás todo e assim o isqueiro não representava perigo, que tinha um grande valor sentimental, ainda expliquei que era um Dupont, mas claro povo comuna está pouco interessado nessas coisas materialistas. 
Depois de subir 4 níveis na hierarquia da segurança, passaram-me um documento em que poderia levantar o isqueiro num prazo de 30 dias, desde que fosse num voo internacional, coisa que não penso fazer :(

Pelo menos obriguei-os a passar 5 recibos, sim porque o povo aqui é muito eficiente, e só depois de 4 vezes conseguiu acertar e mesmo assim vem colado com fita-cola. ( Suponho que passar 6 já era demais...)

O voo fazia jus à sala de espera, pelo que quanto a isso está tudo dito....
A comida, bem não sei se era comida, mas aquilo que eles serviram era terrível... 

Depois de 2h de viagem cheguei às 21h30 ( China) a Hangzhou onde estava o Andy à minha espera e fomos de taxi para Shaoxing. Tenho de confessar, senão fosse o Dr. Jorge Teixeira ( CEO da Lorenz Bell) a combinar tudo, ao fim de 5 minutos pensava que me iam raptar.

Depois de 1h de viagem, num carro sem amortecedores traseiros, em buracos com alguma estrada, entre fábricas abandonadas, que afinal trabalhavam, e num trânsito que só eles compreendem, cheguei a Shaoxing!!!!

A minha residência temporária é o Hotel Dynasty, mas nem o luxo nem a imponência dos seus 25 pisos conseguem apagar as saudades.....


2 comentários:

tati disse...

lembra-te......once in a lifetime experience :)

Anónimo disse...

shhh, mas voo para Macau é voo internacional...