domingo, 29 de junho de 2008

Shang Hai, a civilização

Se estão à espera de um pouco de História sobre Shang Hai esqueçam!!! Se quiserem tenho alguns livros, muito entediantes por sinal, que terei todo o gosto de vos dispensar e que contam essas coisas todas, mas não saberão por este blog. 

A "civilização" porque ali, apesar de continuar a haver chineses, e de se verem muitas das coisas que se vêm em Shaoxing, há civilização ocidental, gente estrangeira, bonita, bem vestida, bem cheirosa e com educação. Mas volto a dizer, também há dos outros....

Durante a viagem de táxi, que de facto é longa, passei por inumeras lojas europeias. Loja como Zegna, LV, Gucci, Armani, Zara e por restaurantes brasileiros, turcos, italianos, um português... Logo isto deu-me um certo animo, tinha encontrado a minha salvação. Não numa prespectiva fútil, mas porque de facto isto significa que há estrangeiros e com uma grande probabilidade de serem cultos e civilizados.

Depois das malas em casa fui a uma pseudo-feira de electrónica onde estava o Alves, juntamente com o Lemos ( o Rei do Benchmarking). Lá fizemos as apresentações, afinal era a primeira vez que falávamos pessoalmente e partimos em busca de livros e de máquinas fotográficas. Durante a nossa digressão foram-me fazendo uma introdução à cidade e a alguns dos locais, mas que por ter sido muito breve terei de voltar muitas mais vezes ( só pelo sentido cultural da cidade, não é por mais nada.... lol)

No fim de regatearmos o preço em todas as lojas que vendem produtos canon da cidade, e acreditem que são muitas, o homem lá se decidiu a fechar negócio, não sem antes obrigar o chinoca a montar uma mochila que eu tinha desmanchado. Mas não foi nada de complicado, coisa rápida que se resolveu em cerca de meia hora.

Regressámos a casa, onde conheci o Rapazote e o Bom, mais dois ex-contacteantes que ficaram por cá. 

Depois de um jantar Thai, num tasquinho refundido perto de casa deles, mas onde se come muito bem e barato fomos para a noite. Ou pelo menos era essa a intenção....
Depois de ir a um bar muito fashion mas vazio ( precisamente o inverso de Shaoxing), numa zona histórica toda recuperada, mas de muito nível, fomos a uma discoteca não com menos nível, a avaliar pelas modelos que entravam e os 4 ferraris estacionados à porta. 
Pediram-nos 10 euros para entrar, porque havia uma festa especial. Ora como nós ganhamos pouco, não estamos habituados a pagar e no dia seguinte uns tinham uma viagem para fazer, outros torneios de futebol e eu uma cidade para descobrir, fomos para casa. 


Hoje o dia foi pacífico, dormi até mais tarde, e teria continuado não fosse um qualquer artista que resolveu dar um concerto de berbequim. Quando acordei já tinham todos desaparecido, um para uma viagem nãoseionde e o outro para um torneio de futebol. 

Estando a comunidade tuga toda ausente, ( eles tinham avisado que este não era um bom fim-de-semana para ir a Shang hai, mas meus amigos, eu precisava...) fiz-me à cidade e comecei a passear.

Fui ao parque da cidade, onde existem velhinhos a dar formação de ioga, de danças chinesas e onde os papás vão passear as suas crias. Fiquei chocado com uma coisa, lembram-se daquelas argolas de plástico que utilizavamos para fazer bolas de água e sabão? Pois bem, os putos de hoje têm pistolas que fazem isso... Já nem se dão ao trabalho de meter uma treta plástica dentro de um copo com água e sabão e depois soprar!!! 

Adiante, depois de uma caminhada gigante e de uns quantos Starbucks pelo meio fui para o museu de Shang Hai. Após meia ao hora debaixo de um sol escaldante, altura em que comecei a pensar se não deveria comprar também uma sombrinha, lá consegui entrar no museu.

Destaco a colecção de bronzes, de moedas e a exposição temporária ( do British) sobre os antigos jogos olímpicos. Quanto ao resto nada de especial, ficando mesmo desapontado com as porcelanas. Embora sejam muitas e cubram toda a sua história desde a origem, fiquei desapontado, estava à espera de melhor. Acho que a Mindy, o Welsh e o Alegria têm mais e melhor. Pelo menos sempre deu para comprar uns livros e não paguei bilhete. Mas sem dúvida que preferia ter pago e ter um museu a sério....

Depois disto fui passear por umas lojas, cujo o ar condicionado soube pela vida, voltei a "casa" para ir buscar as malas e fui para a estação. Quanto ao resto mais do mesmo, mas desta vez o destino foi Shaoxing, com muita pena minha...

Uma vez mais quero agradecer ao grupo de Shang Hai, porque foram impecáveis e cometeram um erros gravíssimo, receberam-me muito bem por isso vou começar a ir com muita frequência. E claro, um obrigado também aos brasucas que têm sido igualmente top!!!

Sem comentários: