domingo, 29 de junho de 2008

Viagem para Shang Hai

Acordo de manhã e vou comprar o bilhete. Felizmente o Andy ( rapazinho chinês lá da empresa) tinha-me dado umas folhas com os horários de comboio entre Shaoxing- Shang Hai. Ora a coisa parecia fácil, chegava lá apontava para o papel e dizia que queria um bilhete em primeira classe, naquele horário específico. 

Quando chego à estação, estão uns 10 ou 15 guichets apinhados de povo para comprar bilhetes. Como o aeroporto de Shang Hai tinha estado fechado devido a mau tempo pensei, pronto lá se foi o meu fim-de-semana cool na civilização. Surgiu então uma dúvida, qual é o guichet? Não havia possibilidade de engano quanto ao bilhete, porque além das folhas do Andy, também o Cláudio ( o brasuca...) já me tinha enviado uma mensagem em chinês para o telemóvel com as informações necessárias. Era só chegar e mostrar a mensagem. O problema era, de facto que guichet escolher??? Com a sorte que tenho nessas coisas, estava uma hora na fila e depois aquilo era só para os regionais, ou para os comboios de carga. Afinal são todos iguais, podemos comprar o bilhete em qualquer um. Depois de cerca de 40 minutos de seca, e de assistir a uma discussão pelo meio ( de facto a única coisa interessante de toda a estação) lá tinha o bilhete e voltei para casa.


Encontrei-me com os meus novos amigos brasileiros na estação, e 2 horas depois, mas sempre com uma conversa muito interessante chegámos à estação sul de Shang Hai. Ora, vêem um ocidental, de malinhas na mão juntou-se logo um grupo de taxistas para me tentarem “assaltar”. Queriam 8 euros de taxi para me levarem para o centro. Tentei negociar, como não consegui, fui num táxi dos oficiais e ainda paguem uns 2.5 euros... Havia chegado a casa do João Alves e do Rui Bom, a quem desde já agradeço mais uma vez pela hospitalidade.

Sem comentários: