quarta-feira, 15 de julho de 2009

Guangzhou

A minha chegada a Guangzhou, através da viagem para a estação e da estação para casa, deu para ter uma noção da cidade. Ou pelo menos de parte...
Por tudo o que passei, só gostei do stand da Lamborghini, tudo o resto não passa de uma cidade feia, suja, bastante poluída e de semblante triste e carregado.

Existe uma tentativa de construção ao nível de Shanghai, mas que só agora começa, mas está muito longe de conseguir. Exceptuando alguns prédios novos, novos mesmo que ainda não tiveram tempo de perder o brilho com a poluição, a construção é a típica chinesa, velha, feia e mal conservada.

A paisagem à volta ainda é o que se salva, com largas extensões de bananeiras, com vegetação tipicamente tropical a lembrar Laos e Cambodja. ( Já agora, alguém e manda para lá de férias comigo???).

Além da paisagem natural, há mais uma coisa que supera claramente Shaoxing, a comida. Pois bem, tirando 2 ou 3 pratos, até agora gostei de toda a comida e mesmo tendo feito só refeições chinesas tenho comido muito bem. Valha-me isso...

Algo que é extremamente invulgar é a quantidade de pretos que há na cidade. Quase todas os têm, mas sempre de forma muito reduzida. Até mesmo em Shanghai, são difíceis de encontrar, mas aqui quase que diria que há mais do que no resto da china toda. Tentei saber o motivo, porque não é mesmo vulga, e não digam que é óbvio, que se deve à existência das bananeiras..... Supostamente é porque me Guangzhou é que se fazem os fakes todos, e são eles que os compram. Sinceramente não fiquei convencido com a segunda hipótese.

Confesso que não visitei a cidade, e possivelmente até existe uma parte bonita, nova e não poluída ( sim, acreditem mesmo nisso...) mas a impressão com que fiquei não foi das melhores. Conto voltar cá em breve, aí tentarei fazer uma visita e tentar mudar de opinião, mas...

Sem comentários: