quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Spring Festival


Spring Festival

A China não pode ter  só coisas más, aparentemente também tem coisas boas. É o caso das férias nacionais em outubro ( Golden Week) e no inicio ano novo chinês ( Janeiro ou Fevereiro).

Nesta semana tudo o que não é turistico encerra e dá-se uma debandada geral. Quem pensa que Lisboa fica vazia em Agosto, e que o Algarve fica à pinha tem de vir à China. Depois destes dias, vou certamente sentir-me triste e só da próxima vez que for à falésia no mês de Agosto.

Até Shaoxing, esta terra desgraçada e perdida do mundo ficou irreconhecível. Parecia que durante todo o dia eram 22 horas, quando fecham as lojas e as ruas são invadidas por pequenos seres barulhentos, com motas irritantes que os únicos barulhos que produzem é um chiar e um ganir que perfura tímpanos de mármore. 



Se Shaoxing estava assim, imaginem o que era Xi'an, uma das terras ( terras sim, para cidade faltam uns quantos requisitos). Lá chegaremos....


Encontro C12 + não Inóvios

Num intervalo de 30 minutos, vindos de 3 pontos diferentes da China reencontraram-se, no aeroporto de Xi'an, 3 C12 e outros tantos alheios aos trabalhos do AICEP: A Teresa Pequinesa Rapazote, e respectiva Mãe, o Mário de Macau, o Tiago também de Macau mas não i9 e a Mónica, amiga deles, natural de Singapura e obviamente também não i9.


Começavam assim 5 dias de aventuras e desventuras, dos quais eu não tinha hotel marcado. Se fui para Marrocos na semana de férias do país sem hotéis marcados, porque não repetir a façanha na China, na cidade mais turística que o povo consegue encontrar por cá.  Pois se calhar eles aqui são ligeiramente mais que os marroquinos e não terá sido boa ideia. Mas fica uma lição. Se calhar não fica..... 

Enquanto decidíamos o programa das festas, que excursões fazer, com que agência, que hotel marcar para os dias seguinte ( e para mim no primeiro também) fomos admirando a fauna. 
Admirando, e se tivéssemos cadernos podíamos fazer uma tese, porque a menina que foi connosco começava a falar com os chinos, e era coisa para 15 minutos sem interrupção.  Foi daí que saíram estas belas fotos, as primeiras na terrinha.



Ao fundo como podem constatar, está um chino que ou estava a tentar meter conversa connosco em português, ou estava a tentar meter conversa com a menina do placard. Ficará para sempre esta eterna dúvida. 

Depois de horas de reunião, e felizmente que ainda não tínhamos almoçado ( senão era o resto do dia e da noite) lá decidimos por um programa para o dia seguinte, escolhemos o hotel onde íamos ficar nas restantes noites, e onde eu ira ficar nessa mesma noite, e pré-definimos ( pensava eu...) o programa para o 3º dia. 
Após esta célere conferência de várias horas, fomos cada um para seu hotel com o intuito de nos encontrarmos mais tarde na muralha. 

Hotel 1

Bem, a coisa não era grande espingarda, já fiquei em piores e mais pirosos, mas este não era de todo agradável.
Na manhã seguinte fui tomar pequeno almoço, e informaram-me que custava 15 bimbys. Ora como já tenho uma certa experiência ( e nunca agradável) com pequenos-almoços chinos, pensei que seria melhor ir espreitar, antes de desperdiçar 1.5 euros. E claro, fui investir esse dinheiro noutro lado porque de facto aquilo era calamitoso. 



Porta Sul


Voltando à tarde do primeiro dia, depois de nos instalarmos  nos hotéis, fomos-nos perder uns dos outros para a porta sul da muralha. Aparentemente cada "taxista" tem uma noção diferente da localização exacta da porta sul, e claro andamos perdidos uns dos outros. Desistimos, fomos jantar, mas haveriamos de voltar mais tarde.

Jantar 1

Deu-se o que eu mais temia, jantar chino, mas jantar chino numa tasca,o que só por si não pode ser bom. 
Uma refeição à base de dumplings e de sopas, com muita Tsingtao à mistura, tudo isto pela módica quantia de 90 cêntimos. 
Avisei logo, que aquilo era o primeiro dia, e estava tudo muito excitado, mas que tinhamos de começar a ter contenção de custos. Não podiamos continuar a esbanjar dinheiro assim. 


Regresso à porta Sul

Depois de jantar, e sem a fome que nos perseguiu durante horas, podemos disfrutar e apreciar a bela muralha e envolvente da porta sul.



Houve tempo para tudo....


.... ver meninas fantasiadas para o Carnaval, 


... um concerto de um sere feio a latir umas coisas estranhas,


.... compras,


... fotos parvas,


..... e ainda coisas que eu não faço ideia, e não comento. Lembro só que era um local público e que havia crianças a passar :)



Foi também aqui que começaram alguns dos registos históricos que mais vão marcar as familias chinesas nas próximas gerações: Fotografias com Ocidentais.


1 comentário:

Dinis disse...

bem estou a ver que a moda 'nico bellick' pegou..

cabelo rapado, barba rija! bem-vindo ao clube!

abracos para a terra do sol nascente