quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os bancos chineses....

Se há coisa que me fascina são os bancos na china. Já o disse, e não paro de o repetir. 

Por exemplo, o simples facto de preenchermos um impresso para transferência bancária e colocar-mos um traço no sete, ou fizermos um caracter ligeiramente mais ao lado, é motivo suficiente para preencher um novo impresso. Nem que seja por 5 vezes, mas temos de preencher sempre tudo de novo. Não era a primeira vez que eu assistia a isto, mas de facto desta passou todos os limites. 

Mas o melhor estava para vir....
 
Fui ao banco levantar bimbys da minha conta portuguesa, ou seja da minha conta em Euros. Existe apenas um banco na china que permite fazer este tipo de operações ( um montante considerável de uma só vez) - Bank of China - todos os outros não podem fazer este tipo de movimentos. Mas sinceramente já me considero afortunado, haver um banco e não haver só um balcão em toda a china é de facto muito bom. 

Depois de 30 minutos, com a santa Yonnie a explicar o que queríamos, lá encontraram um manual de procedimentos da American Express, com pelo menos 7 anos, e começaram o processo.
Mais uns 10 ou 15 minutos e quando já têm a autorização telefónica, cópias do passaporte, papeis assinados dizem: " Não podemos dar o dinheiro". 

Ora tal como nós, também vocês perguntam: porquê?? Pois bem, a assinatura do cartão não é igual à assinatura do passaporte e à minha assinatura ( presencial). Isto de facto poderia acontecer, haver ligeiras diferenças lembro-me que a caixa alemã também marrou com a minha assinatura, mas de facto aqui foi melhor.

Todos os meus cartões têm na parte de trás " ASK ID" e como tal, diferenciava das restantes assinaturas, logo não podiam dar o dinheiro. Alguém imagina as dedicatórias que eu lhes fiz???

Depois de muitas idas ao multibanco, e de muitos e variados cartões passados lá consegui levantar tudo o que necessitava.
Mais tarde contei isto a um tipo do governo, até se espumou. Imaginem como é que eu estava...

Sem comentários: