terça-feira, 7 de outubro de 2008

As viagens

Viagem que é viagem, e viagem em que eu participo tem por certo peripécias dignas de um filme....
Começou em Shaoxing, com o comboio para Shanghai. Tinha combinado com o Cláudio Brasuca que iríamos juntos até Shanghai, e de comboio. Claro que não conseguimos apanhar o comboio que queríamos e tivemos de recorrer ao “onibus”.

Estação de autocarros em Shanghai, entrámos no metro e fui ter com a Elsa, supostamente iríamos jantar. Afinal não fomos jantar, mas eu ainda fui para casa dela, transferir umas coisas da mala, para a bagagem de mão. Ela continuou nas compras....

No fim de meia hora a arrumar e pesar tudo, fiquei com 23kgs na bagagem e pensei “ Não deve haver problema”. Estava na hora de ir apanhar um táxi até Pudong, fazer o check-in calmamente e só depois ir jantar e depois free shop.

O check-in de facto foi feito calmamente, não por eu estar relaxado, mas pelo tempo que demorou. 3 horas, 3 horas para me ver livre das malas. Depois de tempos e tempos na fila, pesaram-me a bagagem de mão ( coisa para pesar 30 kgs) e informaram-me que tinha de seguir para o porão, porque só é possível embarcar com 12 kgs e um único volume. Não vou dizer quanto tive de pagar de excesso de bagagem, mas apesar de tudo a menina foi simpática, paguei menos de metade dos quilos totais. Depois de passar todos os controlos de segurança, na porta de embarque estão novamente a conferir o peso e a dimensão da bagagem, ao ponto de recusarem um trolley a um espanhol porque tinha 13 kgs. Felizmente consegui contornar esta parte, caso contrário voltaria a ter problemas e a pagar excesso de bagagem.

Aquilo que era suposto ser um jantar bom e calmo, seguido de uma secção de duty free, foi uma porcaria de um jantar à pressa, bem caro e já sem tempo de entrar sequer nas lojinhas.
Aposto que estão a pensar, sim eu estava bem disposto, e ensinei várias palavras novas aos senhores da Air France e do aeroporto de Shanghai. Mas melhorr só um italiano, na fila ao lado da minha, que já se estava a preparar para bater nos franceses.

Em Paris, foram 2 horas para atravessar o aeroporto e fazer o controlo de segurança, só deu tempo de ir comprar um foie gras, na única loja aberta do aeroporto. Com isto, fui o último a entrar no avião. Ahh, ainda deu tempo para com o meu chinês vergonhoso, ajudar uns chinos no controlo de passaporte em França, mas isto foi coisa para 5 minutos, enquanto aguardava a minha vez.

Sem comentários: