quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Hua - A Montanha...

Se a minha estadia em Shaoxing me tinha limpo os pecados todos, e dado um crédito interessante, depois deste dia passado nas montanhas, meus amigos, não limites....

A saída do hotel deu-se às 5h30 da manhã, hora em que qualquer pessoa normal está no seu primeiro sono, e hora em que não pequeno-almoço no hotel. Nem as "meninas" que tinham uma camarata em frente ao nosso quarto ( algo que eu nem comento) andavam a passear nos corredores do hotel.

fomos de autocarro, às voltas pela cidade até à concentração de autocarros. Aparentemente aquele era para nos ir buscar ao hotel. Depois de algum tempo de espera, e uma hora depois da partida ( leia-se teria sido mais uma hora de sono) fomos em direcção à Montanha Huan.

Ora quando alguém parte em excursão às 5 da manhã, pensa que vai fazer uma viagem de 2 ou 3 horas a dormir, sem grande stress.... Enganem-se, fomos mesmo a gramar com um estúpido guia chinês, que não parou de berrar ao nosso lado não obstante de estar também com um microfone. Não fossemos nós conseguir dormir com tudo isto ( e mais uns chinos a guinchar) tivemos ainda direito a umas 28 buzinadelas por minuto do nosso amigo condutor.

Durante esta animada viagem tivemos 3 paragens:

- 1ª no auto-estrada, mais propriamente na berma, para por uns tipos fora do autocarro que se recusavam a pagar o resto. Infelizmente pagaram e não se concretizou o mais interessante;

- 2ª Para ir à "casa-de-banho" uma mata, com um muro, à beira da estrada, com um cheiro terrível e que os mais corajosos chegaram a apenas 20 metros da dia cuja;

- 3ª Pequeno-almoço

Ora, a certa altura começou quase-tudo a gritar que tinha fome ( os chineses) e eles ( aparentemente) contrariados pararam num sitio para tomarmos pequeno-almoço.

Para pequeno-almoço tinha pouco, começava com umas salas onde nos falavam de umas ervas e umas tretas naturais ( um pouco tipo IURD)e passávamos de seguida a uma farmácia, daquelas que vendem coisas estranhas ( leia-se ervanária). Claro que eu passei pela sala, tirei umas fotos e nem esperei pelo inicio da catequização, saí logo.
Na tal farmácia havia 3 "médicos" o fumador, o velho jarreta e o "alves dos reis" que gratuitamente nos faziam uma consulta. Eu não podia perder uma coisa destas....

Chamei a Mónica, rapariga muito prestável para estas coisas e pedi para traduzir, o que o velho jarreta dizia, pensando eu que ia ser uma coisa longa e demorada.
Em 2 minutos viu-me a pulsação nos dois pulsossimultaneamente), mandou-me por a língua de fora ( nem hesitei) e disse-me que tinha uma pedra no estômago. Fiquei logo preocupado, mas depois lembrei que era da sande de pedras que tinha comido antes de sair do hotel, e que portanto estava tudo bem.

A mim, de cabelo rapado, barba, despachou-me logo, dever ter pensado " este maltrapilho indigente não tem dinheiro....", a Margarida ( Mãe da Teresa) levou um receituário ( sempre quis utilizar este termo) superior à minha estimativa de 1000 bimbys. Obviamente, não comprámos nada, e voltámos para a carreira.

Depois de mais uma infindável viagem chegámos finamente à treta da Montanha, onde esperava que o pagamento de mais uns 300 Bimbys tivessem servido para não estarmos à espera etc... Uma vez mais enganei-me, estivemos talvez uma hora na primeira fila ( mini-bus) para depois irmos para uma segunda fila ( teleférico) e por adiante

Desistimos da segunda, e começamos a fazer o que salvou o dia, uma escalada pela montanha

Entretanto enquanto esperávamos, começou o circo, e fogos conhecendo alguns dos protagonistas:

Apesar de ser feito por escadas, era uma verdadeira escalada como as fotos demonstram.

Para este percurso precisamos de mais algumas coisas:

- Esquecer as vertigens ( o que não aconteceu com todos)

- Alguma resistência física ( curiosamente à mesma das vertigens)

- E cantar a música do nosso amigo Carlos Alberto Moniz.

A subida foi gira, divertida, sobretudo com os animais existentes. As fotos abaixo exemplificam isso.

Um deles com uma camisola ( fakessíma!!!) de Portugal

É impressionante a quantidade de criancinhas que havia ali no meio, e mais incrivel ainda é haver pais que levam uns filhos para sitios com tão perigosos e deixam as crias à solta.
Como sabem não sou nada ambientalista nem sofro nenhuma dessas doenças verdes, mas custa-me ver um sitio daqueles, a ser vandalizado e poluído da forma como é. não vou falar do lixo normal que esta raça faz, mas o cumulo é atirar sacos do lixo ( tipo 50 kgs) pela montanha abaixo. Ou seja, nós andamos a por as coisas no caixote do lixo, e depois quando estão cheios, fecham os sacos e atirar para baixo.

No fim de chegarmos a 1 dos 5 picos decidimos regressar. Havia alguém em bastante sofrimento dada a altitude e por isso decidimos vir de teleférico. Pode parecer contraditório, mas descer era bem pior, especialmente quando estamos m filinha com 1 milhão de chineses atrás a empurrar

Depois de uma longa fila, em que decidimos ensinar ( com excelentes resultados e grande descontentamento) que não se passa à frente nas filas, chegámos ao teleférico, não sem antes tirarmos umas fotos junto aos cadeados do amor.  Depois de uns quantos polinhos e baloiços (  o que fez alguém gritar bastante) chegámos ao ponto de partida. Tinham passado 6 horas....
Durante este tempo, alimentámo-nos do farnel ( afinal isto era uma excursão) que tinhamos levado, e de umas quantas coisas ( essencialmente frutas e ovos cozidos) comprados na base da montanha. em cima, além de raras, as bancas tinham coisas pouco apeteciveis

De volta ao hotel, com o mesmo trajecto sem as casas-de-banho e sem os curandeiros, aproveitamos para cantar e cantar e cantar. No final de um dia, começado às 5h30 da manhã, e no meio de 1 milhão de pessoas, conseguimos contar 7 pessoas sem olhos em bico.

P.S:   fiz várias referência ao facto das criancinhas chinesas serem muito práticas, e não não utilizam fralda como têm as calças abertas no rabo. Ora um companheiro nosso de viagem, estava muito bem no autocarro quando o puto que estava do outro lado do corredor começou a fazer xixi para cima dele. Aqui fica a foto da criancinha, que comigo tinha levado ele e a mãe...