quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bairro Muçulmano

Após uns dias a correr, decidimos que era tempo de abrandar o ritmo, e com o grupo reduzido a metade, as coisas eram menos stressadas.
Fomos passear pelo bairro muçulmano, fazer umas compras, provar umas coisas estranhas na rua, tudo muito calmo.



Como sabem eu até nem tenho nada contra os islâmicos ( e mesmo que tivesse não dizia, não fosse aparecer um bombista suicida no blog), muito pelo contrário, tenho grandes amigos em países islâmicos,  mas os bairros islâmicos não são propriamente conhecidos pelo asseio e pela limpeza, independentemente da cidade, do país ou do continente em que estão inseridos. Ora, se isso é assim nos outros países, imaginem o que são os restaurantes islâmicos na china....

Estão a imaginar??? Eu mostro umas fotos.....

No fim de andarmos um dia inteiro a passear, provar coisas que continuamos muito bem sem saber o que são, e a gastar dinheiro, resolvemos passar à parte cultural da coisa.
Comecemos pela mesquita......

Esta mesquita é um dos pontos turisticos de referência em Xi'an, obviamente não tanto como os guerreiros, mas aparece na wikipédia, quando pesquisamos mesquitas. Como não tinha fotos da Turquia nem Marrocos no Mac, tive de fazer um google sobre mesquitas.


Quem estava à espera de ver cúpulas, minaretes, fonte das abulações e coisas parecidas pode esquecer... Basicamente isto é um templo chinês, mas com uns caracteres mais bonitos ( mas estranhos na mesma), e o povo tem uma roupa diferente. 


Após este momento religioso, decidimos ir visitar mais uma treta de museu, e aproveitar para assistir à cerimónia do chá.

A cerimónia do chá é um ritual bastante interessante de se ver ( fazer é outra coisa) comparado ao café de balão, mas com uma "pinta" consideravelmente superior. Infelizmente a menina estava muito nervosa e ansiosa e daspachou-nos rapidamente, mas sem antes  enfiar 6 ou 8 chávenas de chá a cada um. Finalmente descobri algo melhor em Shaoxing, a cerimónia do chá.


Lá fomos nós ver o museu, cheio de coisas interessantes, tudo de época, que depois de alguma insistência afinal também havia porcelana nova misturada.

Das poucas coisas interessantes foi um par de sapatos em porcelana, que as meninas calçavam com 6 anos, de forma a manter o pé pequeno. Foi isto que fez falta ao António....



No fim de mais um jantar de aventuras, mas também este bom, fomos visitar mais umas bancas até que reparámos que nos faltava uma máquina fotográfica. Corremos tudo e mais alguma coisa, e acabámos a noite na esquadra, a tentar fazer uma declaração de roubo (embora não haja assaltos na china), com 4 policias que se riam de 5 em 5 minutos, e afinal sempre há assaltos, porque aquilo é o bairro islâmico. E o facto de haver uma esquadra a 200 metros do suposto local onde fomos assaltados não é suficiente. Com declarações destas da polícia, depois admiram-se que venham lá uns tipos e limpem uma esquadra inteira de policias e outros que andem a por bombas. 

Sem comentários: