quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os Guerreiros, o Imperador e o barrete aos turistas...

No dia seguinte, e após uma bela noite de sono, iniciamos as excursões maravilha. 
O programa deste dia consistia em:

Partida às 8h30 AM,
Cidade Neolítica com 6000 anos
Guerreiros de terracota
Túmulo do Imperador
Hotsprings


Depois do pequeno-almoço maravilha...

Fiquei no recepção do hotel, possivelmente a mais desconfortável em que já estive, à espera do autocarro. Esperei, esperei e esperei e nada.
Passado duas horas apareceram, a agência tinha-se esquecido de fazer as nossas reservas, claro que nós fizemos questão de massacrar os guias por causa deste incidente. Quer dizer, eles já não iam ter um dia fácil mas depois disto não queiram imaginar :)

Começamos logo por um sítio interessante, os resquicios de uma cidade neolítica, com 6000 anos.
Ora, nada melhor que ver um terreiro, com uns buracos no chão, tudo em barro e ouvir explicações no mínimo pouco convincentes.



A salientar:

- o badochas que hemanava um cheiro terrível

- um alguidar plástico todo colorido no meio daquilo


- as vigas da cobertura metálica ( feitas recentemente) que apoiam em lado nenhum,

- chineses a dormir

- Gozar com chineses

- a seca brutal que apanhámos a seguir um gordo, chato e que fedia.






Como isto estava a ser uma visita de grande interesse histórico, fomos para outra que não ficou atrás. 
Visitadar uma fábrica de guerreiros de terracota, uma coisa rápida ( uns 5 minutos) seguidos de 30 minutos na loja da fábrica. 

A salientar:

- Tirar fotos



 
- Gozar com chineses

- Discutir os movimentos da terra, lua e sol ( só
 por aqui vêm o quão interessante era aquilo tudo)


- Tirar fotos à Mao...


Obviamente que saimos com o mesmo peso nos bolsos e nas mochilas com que entrámos.
Gostámos muito, foi muito giro, mas para a próxima também podemos passar esta parte.


Com todas estas coisas era hora de almoço, coisa sagrada, mas como se esqueceram de nós de manhã, adiaram o almoço para depois da visita aos guerreiros. Valeram-nos as senhoras da fruta...


Aqui sim seria o ponto alto da visita, uma das coisas que eu tinha ilegido com imperdíveis na china. Parece que fui eu e os 2 mihões de chineses que decidiram ir no mesmo dia, tornando o que seria uma bela visita histórica, numa verdadeira enchente.


A fome não ajudou, e o facto de me sentir na Arca de Noé também não, mas estava à espera de melhor. Mas sempre gozámos com mais uns quantos chinos:


Finalmente fomos almoçar, já quase  a precisar de umas garrafas de soro ( ai não, isso é só para a garganta...). mas antes passámos por uma piramide, sim uma piramide.
No inicio pensei que fosse uma miragem, com tanta fome e fraqueza, mas depois pensei " De facto estou farto de ver camelo..." e acreditei. No final do almoço a piramide mantinha-se lá....


Já de barriguinha cheia, e estranhamente o almoço foi muito bom ( ou era mesmo a fome), continuamos a nossa missão de chatear o guia enquanto ele nos levava a sitios supostamente interessantes.
Para finalizar isto rapidamente, fomos à recontrução do túmulo do imperador ( qualquer museu de aldeia é melhor que isto) e fomos aos banhos do imperador - tudo nesta terra é do imperador - banhos esses onde já nem água há. 
Valeu a pena só pela foto com a mulher do imperador, leia-se estátua, que pelo tamanho do busto continuo a dizer que não era chinesa.



Depois de tudo isto, fomos para o Hotel e claro, não tinhamos hotel.
As reservas tinham ficado até às 17h, como nós chegámos com 2 horas de atraso ( de quem teria sido a culpa) ficamos sem quartos.
Após muita confusão, muito tempo perdido no Hotel Melody ( este nome fascina-me) lá conseguimos arranjar um hotel para dormir. Não foi barato, mas era limpinho, no entanto tinha uma fauna estranha...

Sem comentários: