domingo, 31 de agosto de 2008

Visa....

Alguns já estão familiarizados com o meu problema, a impossibilidade de sair da "China Mainland", porque apesar de ter um visto de permanência de 6 meses, não tenho mais entradas. Ou seja, posso cá ficar 6 meses, quietinho, paradinho, mas nem a Macau posso ir.

Não é que o país seja propriamente pequeno, mas torna-se claustrofóbico, especialmente quando precisamos de ir a Portugal e claro, não podemos sair porque não temos visto.

Para resolver problemas futuros, como a obtenção de visto novamente, estou a tentar o "Z visa", aquele que o AICEP deveria ter providenciado, e não um visto de turista. Menos mal, pelo menos é de 6 meses, mas continuamos a ser turistas.

Claro que isto num país pouco burocrático como a china é um processo simples, célere e eficiente, passei as últimas duas semanas a tratar das coisas para a autorização de trabalho na china. O visto será depois, primeiro é preciso autorização de trabalho.

Entre as várias coisas necessárias contam-se: declarações, contractos, carimbos, assinaturas, certificados de habilitações originais, análises clínicas etc..

Ora como tinha feito análises antes de vir, perguntei se eram válidas, e como me disseram que sim, vieram em DHL juntamente com os meus certificados de habilitações. Quando chegaram afinal não eram válidas, estes tipos são fantásticos!!!

Depois de elaborar um ficheiro com uns 20 requisitos, faltavam apenas as análises médicas, pelo que tive de ir a Hang Zhou, a um qualquer centro médico para estrangeiros.

Sem comentários: