sábado, 16 de agosto de 2008

Olímpicos

beijing2008.jpg

Pois, começaram os olímpicos e os chinos estão imparavéis e incaláveis também....

Começou com a cerimónia de abertura, em que o país parou, literalmente. E como não foi suficiente, ainda tiveram mais umas 4 horas seguidas com reportagens sobre o fogueiro da tocha. Sim, aquele que andou a correr à volta do estádio. 
Após 3 horas de abertura e mais quatro sobre os treinos do fogueiro, o que equivale a pelo menos a 5 packs de tsingtao por chino ainda tive esperanças de tentar ver algum a correr à volta das paredes do bar. 

Mas uma vez mais este país desiludiu-me... 


Se os Jogos já eram um desígnio nacional, com os resultados que têm obtido, não se calam e todos os locais onde vamos, desde o quiosque, ao restaurante, até nos taxis ( em Shanghai) há televisores a passar olímpicos. Estranhamente só passam olímpicos onde estejam chinos.

A única semelhança que encontro com isto foi o Euro 2004, onde o nível de histeria foi igualmente deplorável. Mas a essência é a mesma, gritam, berram, bebem cerveja e só não comem tremoços porque não têm categoria para isso. Comem sementes de girassol, essa bela comida de papagaio, e claro deixam tudo imundo. Mas o que mais admiro neste povo é a sua capacidade de vibrar com desportos como o badminton ou ciclismo.

A nossa prestação não está a correr muito bem, pouco a pouco estão todos a ser eliminados, praticamente resta-nos a vela. Aí estou confiante, ou não fossem do Clube Naval...

( Não confundir com aquela associaçãozeca de vão de escada)

Espero que as melhorias que introduziram, como informações em inglês nas estradas e nos comboios se mantenham depois dos olímpicos, afinal teremos de ter alguma compensação pelas pseudo-medidas de segurança nos transportes e pelos problemas com os vistos.






Sem comentários: