terça-feira, 1 de setembro de 2009

Zhuhai Day 2

epois de uma pequena reunião no bar do hotel, fomos procurar fornecedores. Desta vez ia ser fácil, tínhamos tradutora. Uma pequena nota, confesso que passei mais tempo desta semana no bar do que no meu quarto ( e não foi por estar nos copos....), mas era o local mais fácil para trabalhar.

O primeiro foi logo riscado pela janela do taxi, e passámos ao segundo. Era tipo um broker, que tinha a fábrica para lá do boda, trocámos contacto e fomos à vidinha. Ainda assim, perdemos 45 minutos. Típico... Aqui saliento as casa de banho do piso, capazes de curar a incontinência a qualquer um. Pikaxu, tens aqui uma dica para os teus doentes ;)

Passámos ao seguinte, não sem antes ir a um restaurante de Yunnan, com um comida picantezinha.
Uma vez mais, e note-se com uma chinesa, estivemos 10 minutos - cinco dos quais ao telefone com o dono da fábrica - para descobrir onde aquilo era. O taxista, olhava para nós com aquele ar de " isto é normal, senão é aqui, é ali, havemos de dar com aquilo...."
Depois de descortinar qual era o edifício, lá subimos as escadas ( não têm elevador) para o terceiro ou quarto andar, onde claro está, há uma fábrica. Mesmo com tradutora, estivemos umas 3 horas, para trás e para a frente, e claro uma vez mais a cotação haveria de seguir mais tarde por e-mail.


Em jeito de balanço, só este último parecia interessar, todos os outros eram para riscar. Acabámos por acertar no prognóstico.
Chegava de fornecedores para um só dia, fomos reunir com um departamento do Governo, supostamente pela ideia que me tinham dado, era uma qualquer repartição e o tipo com que nos íamos reunir era o rapazinho que nos ia ajudar a preencher as burocracias. Como não fala inglês, teríamos de levar tradutor, porque não havia ninguém para explicar em inglês.

A tal repartição é um governo, o rapazinho é o maioral daquilo tudo, e até diz umas palavra de inglês ( não estava era para se cansar) e eles têm uma miúdas novinhas com um inglês fantástico e capazes de compreender o que efectivamente quando fazemos uma pergunta. Isto é algo de extremamente raro, embora o Conan seja uma boa ajuda ( pelo menos até agora...)


Lá estivemos nós reunidos com mais 6 chineses, um deles extremamente mal encarado e claro tinha de ser esse que mais tarde ficou nosso "Accounter " e que nos preenche os papeis etc.
Nessa reunião, de uma forma muito chinesa, os tipos começaram por negar todas as ofertas que já nos tinham feito, mas acabámos por reconquista-las. Depois de debatermos tudo novamente, o que em qualquer outro país era visto como ineficácia, ineficiência e um brutal teste à paciência recebemos uns impressos e mandaram-nos à vidinha. Afinal era 6ª feira, e já passava das 18h. O funcionalismo público nunca falha.

No fim disto tudo, ainda fomos jantar com outro fornecedor, através do qual conhecia a Eva, para discutir preços e retribuir o jantar da vez anterior.
Fomos novamente a um restaurante e entre várias coisas pedi aquelas costeletas picantes, começo mesmo a gostar disto, para acompanhar a Tsing Tao. Cometemos um erros terrível, fomos novamente na cantiga do Great Wall, desta vez um Cabernet Sauvignon, de 1998. Curiosamente, o rótulo tinha o patrocínio dos Jogos Olímpicos, podem desde já imaginar o quanto de 1998 tinha aquele vinho. Uma vez mais, saiu-nos um vinho terrível, talvez não tão mau como o anterior, mas....

Depois de muita conversa, não resolvemos nada. O tipo estava a ver os custos de forma muito diferente da nossa, pelos salários que falou deve ter operários com PhD e a fábrica em Xintiandi.

Sem comentários: