terça-feira, 1 de setembro de 2009

Viagem para Zhuhai

O que parecia ser mais uma viagem banal, acabou por não o ser....

Saí de casa do Gago, com o caixão ambulante, leia-se mala de viagem, e lá fui eu, às 8h50m tentar encontrar um táxi.
claramente não é uma tarefa fácil, especialmente com o tempo incerto, ora faz sol ora chove torrencialmente. Lá caminhei uns 200 metros e vi um táxi a 50 metros. Nada melhor que uma grande mala para fazer um táxi esperar por nós, pensão logo em Pudong Aiport, ou seja 150 bimbys.

Estava eu a aproximar-me, uma chinesa que me tinha visto a chamar o táxi aproxima-se para o tentar agarrar. Comecei a gritar "ah ah ah ah" ela olhou e fez que não percebeu, e vai para entrar, repeti e ela então percebeu que naquele instante estava a habilitar-se a levar um malho, e pediu desculpa e desistiu. Mais uma vez prova que os chineses são mal intencionados. Eles sabem que estão a fazer algo de mal, não é por serem ingénuos ou distraidos que o fazem. E quando chamamos à atenção, mesmo que em português, eles sabem perfeitamente os motivos pelos quais o estamos a fazer.

Malinha no carro, instalado, instruções dadas e reparo na licença do taxista. Quatro estrelas!!!!!
É a primeira vez, em quase um ano, que vejo um. Voltei a ter esperança de encontrar um cinco estrelas, um lince da Malcata e um chinês sério e trabalhador.


Chegado ao aeroporto, terminal certo, 2 horas de avanço, tudo a correr pelo melhor.
Ao fim de 20 minutos de espera, lá consegui fazer o check-in, e quando está tudo tratado, o tipo pergunta-me se percebo chinês. Disse-lhe que sim e pensei, como lhe disse 2 ou 3 coisas em chinês, o gajo deve pensar que sou barra nisto. Nesse mesmo instante começa a discursar. Numa situação normal, tinha olhado para ele ria-me dizia-lhe " yah, yah, pois e o caraças, vai lá à tua vidinha e não me chateies". Mas comecei a tentar perceber o que ele estava a dizer. Primeiro pensei que ele estava a dizer que tinha de fazer um segundo check-in num balcão ao lado, mas depois percebi.

Ainda assim pensei, nahh, não percebi mal com certeza, e pedi ao colega do lado para me dizer em inglês. Afinal eu estava certo....

Devido a um tufão em Macau e Zhuhai, o voo tinha sido cancelado, mas estava um autocarro à porta do aeroporto para nos levar para um hotel. Isto claramente não é bom, dizerem-nos que temos de ir para um hotel, por causa de um atraso do vôo, em chinês quer dizer qualquer coisa como só vão voar daqui a 1 ou 2 dias.

O hotel, 100% chinês, de certa forma manhoso, fica em nenhures, numa daquelas terrinhas periféricas a Pudong, onde nunca passou Cristo. Só para dar uma ideia, a cor exterior é rosa choque.
Como havia mais um não-amarelo, ficámos juntos no mesmo quarto. Um tipo de certa forma simpático, a fazer lembrar o Avô Cantigas e com isso o Vital Moreira, o que logo à partida não é bom. Fomos conversando, inclusivamente durante o almoço numa daquelas mesas redondas ( bem manhosas) com mais 10 chineses, a depenicar umas tretas que nos iam trazendo para comer.

Às 4h30, depois de quase 7 horas naquele hotel fantástico, lá fomos nós para o aeroporto...

Assegurámos onde era a porta de embarque, fomos lá confirmar ( na China nunca se sabe...) e depois de nos oferecerem uma refeição chinesa, manhosa acompanhada de pepsi, partimos em busca de comida.
Por comida entenda-se algo que não seja chinês, nem que seja um Mc, um cachorro ( ai o que eu tinha dado por um cachorro) ou outra porcaria qualquer. No fim de 30 minutos a caminhar, e de algumas tentativas frustadas , voltámos à base.

A viagem até não correu mal de todo, apesar de ter demorado 3 horas em vez de 2 horas e de uma dessas horas ter sido no programa de centrifugação de roupa, felizmente a baixa velocidade, aterrámos finalmente em Zhuhai, com mais uns balanços na pista.

Punha-se uma questão, como mudámos de avião, de voo ( até de bilhete) será que as nossas malas também tinham chegado a Zhuhai?

Sai uma mala, e nada. Saíem duas malas e nada. Saíem 10 malas e nada. Saíem 20 malas e nada. Saíem 30, 40 e nada....

... Finalmente aparece a minha mala, capaz de levar 10 Maddies :)

Estava na hora de apanhar boleia para o centro de Zhuhai.

Depois de ter atravessado o que poderia ser facilmente confundido com um riacho, mas não passada do parque de estacionamento do aeroporto, lá entramos para o carro e posso garantir que não havia um único bocadinho do meu corpo que tenha escapado à chuva. Claro que o Noé, diria " Chuvinha de merda, é o que é, quase que nem dá para molhar...."

Uma hora depois, sempre a uma velocidade de 60 km/h lá cheguei ao hotel, despedi-me da minha boleia, fiz o check-in e fui jantar, era meia-noite e estava morto. Que dia....


P.S: Desde o check-in até entrar no quarto fui acompanhado por um tipo da recepção, além do bagageiro, a perguntar se eu vinha para trabalho, ou para diversão. E se não queria divertir-me, porque ele conhecia umas raparigas altas e muito giras. Além disso só custavam 300 RMB.... Disse-lhe que 300 RMB era muito caro e fechei-lhe a porta na fronha, pela 2ª vez.

Sem comentários: