sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Macau e a MIF

Em meados de Outubro decorreu a MIF - Macau International Fair, na qual estive presente com a Lorenz Bell, mas principalmente com a CLAP. 

Ainda sobre a CLAP Corporation, não posso deixar de notar a tradução simpática que a organização fez do nosso nome, apresentando-nos como " Empresa Aplauso".
A MIF é uma feira extremamente interessante, porque abrange um vasto leque de sectores, num mercado como a China, e realizado num território onde ainda existem algumas almas que dão preferência a empresas portuguesas. Eu já tinha tido conhecimento desta feira, através da Ugly Raquel Becky, mas só agora visitei/participei.

Fiquei com uma ideia completamente daquela que tinha percepcionado, até ao momento, da forma de fazer negócio e das oportunidades que existem neste país. De certa forma retornei o pensamento que tinha antes de chegar, e que se foi dissipando em Shaoxing.  É um país com muitos defeitos, o difícil é enumera-los, mas são ainda mais as oportunidades. 

Reuni com empresas de tudo e alguma coisa, cigarros eléctricos até aos subempreiteiros que montaram o ninho de pássaro, ao nível de vidros e outras estruturas. Passei por máquinas, aço, equipamento eletrónico, e até contactos de arroz encontrei. 

A presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi interessante, se ele soubesse as queixas que ia ouvir, não tinha saído de Lisboa. 



Como nem todos vão a feiras para passear, nós assinámos um contracto de venda, bastante interessante, com uma empresa chinesa, na presença do vice-presidente do AICEP Vital Morgado. Apesar de não ter contribuído com ponta para isto, obviamente fiquei satisfeito com o resultado. 


No final fiz um balanço muito positivo da feira, agradecendo desde já o patrocínio da Quinta do Côtto e da Sogrape, que tornaram as reuniões e os dias mais interessantes. A Cláudia, outra C12 foi bastante nesta feira, ajudava a passar os poucos tempos mortos, e mais importante, era ela que fornecia vinho :)





Sem comentários: